quinta-feira, 7 de julho de 2011

EAD X PRESENCIAL: análise da adaptação

EAD X PRESENCIAL: análise da adaptação
A partir do uso combinado de recursos, muda no papel do professor a relação de espaço, tempo e comunicação com os alunos. Ou seja, o espaço de trocas se estende da sala ao virtual. O tempo de enviar ou receber informações amplia para qualquer dia da semana; a comunicação se dá na aula, na internet, e-mail, chat, etc. O papel do docente agora combina alguns momentos do professor convencional – é importante dar uma boa aula expositiva- com mais momentos de gerentes de pesquisa, de estimulador de busca, de coordenador de resultados (MORAN, 2000)
Na adaptação entre o presencial e o EaD a visão de futuro de Moran (2000) é de que o ensino será um mix de tecnologias com momentos presenciais, momentos on line, mais interação grupal e avaliação mais personalizada. As aulas a distância terão interação on line e as aulas presenciais terão interação a distância.
NOSSA ANÁLISE: a visão de futuro aponta para a combinação mais ativa do presencial e do EaD. Mas com que objetivo? No nosso entender podemos consolidar o objetivo em um só: encurtar distâncias entre aluno e professor e o conhecimento. No nosso entender, esse seria o principal desafio do docente a diante do cenário de evolução de tecnologias: saber escolher as estratégias disponíveis para o ensino presencial e o EaD visando reduzir a distância entre aluno e professor e o conhecimento gerado. Parece possível sugerir após a leitura de alguns autores como Rezende & Dias (2010), Moran (2000) e Hauguenauer (2005) que a literatura em educação aponta para esse caminho.
Por Diego Pacheco

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