segunda-feira, 1 de agosto de 2011

4.2 As Práticas de Ensino Aprendizagem – Presencial Nesse capítulo apresentaremos a análise da entrevista em profundidade realizada com professor da primeira Unidade de Análise, referente a modalidade Presencial. Em seguida a descrição das respostas sobre cada um dos nove tópicos, e a comparação do ensino Presencial ao EaD.

TÓPICO 1 – PLANEJAMENTO
O respondente acredita que o planejamento da atuação como docente está baseado primeiramente na leitura da ementa pré-estabelecida por outros professores e/ou por ele mesmo, a respeito da disciplina que ministra ou ministrará, assim como os demais livros que a compõem. Deste modo aprofunda o conhecimento naquele assunto e pode criar possibilidades diferentes de aprendizagem e troca entre professor - aluno. O pensamento acerca do conteúdo abordado em sala de aula traz segurança e também ajuda a edificar o organograma de planejamento individual. Para o estabelecimento desse plano de aula, existe a troca de experiência com demais colegas docentes, que constroem algo mais completo. Partindo dessa estrutura, acredita ser uma prática semelhante a outras modalidades de ensino, como no EaD.

 TÓPICO 2 - SUPORTE AO ALUNO (SABER, CONHECER, INTERESSE EM FAZER)

Na opinião do docente em ensino presencial, o suporte ao aluno no sentido dele encontrar sentido no que faz, de entender seus deveres e estar motivado pode ser estabelecido justamente no relacionamento entre aluno e professor. Neste aspecto, o professor durante as aulas percebe detalhes individuais, histórias de vida e pode usar a empatia, a afetividade como meios de comunicação. Entende que no ensino a distância, perde-se um pouco do colorido encontrado no mundo real e o suporte é feito completamente diferente, mais formal e de certo modo frio. Deste modo podemos encontrar dissonâncias entre os dois modos de dar suporte e motivar o aluno.

TÓPICO 3 – ESTABELECIMENTO DE METAS

A maneira como são estabelecidas as metas de aprendizagem para os alunos do ensino Presencial e EaD, na opinião do respondente é distinta. No ensino Presencial, ele acredita que o aluno pode expressar-se de maneira global, seja por meio da palavra dita, escrita, por gestos e outros instrumentos, o que facilita ao docente perceber melhor a evolução do aluno. Além disso, durante as aulas são utilizados exemplos de situações de mercado (vida real), que são discutidos e comparados aos autores ou assuntos discutidos naquele instante. Este rico material didático muitas vezes é fruto da motivação de um aluno em contextualizar o tema abordado ao cotidiano de seu trabalho. Deste modo o aprendizado floresce de uma forma única e por esse motivo é que muitos dos alunos formados no presencial superam seus limites, suas metas, que foram pré- estabelecidas no início das atividades acadêmicas do semestre. Já o EaD acredita ser pouco flexível, mais formalizado, talvez por perder a percepção pelo entusiasmo dos alunos motivados pelo interesse sobre o assunto abordado.

TÓPICO 4 – AJUDAS ADEQUADAS FRENTE OBSTÁCULOS
Para aqueles alunos que optam pelo ensino Presencial, superar obstáculos, barreiras em seu aprendizado podem ser minimizados por atitudes e atenção especial dos docentes. Na medida do possível, coloca-se sempre a disposição para escalrecer as dúvidas nos intervalos e no final da aula, reserva um espaço para aqueles alunos que precisam de um auxílio em especial, desde que os mesmos estejam dispostos a mudar e buscarem a ajuda necessária. Por vezes existe também alunos mais tímidos, que não expõem suas dificuldades a não ser no momento da entrega de trabalhos ou até mesmo na prova. Neste caso, o professor presencial preocupa-se em mostrar-se desconfortável com aquela situação e aborda o aluno para acordar a superação de obstáculos vividos por ele. Na visão do respondente, a oportunidade gerada no Presencial supera barreiras de tempo e espaço e cada problema pode ser resolvido ou auxiliado individualmente. Ne modo distinto ao Presencial, acredita que no EaD, as ajudas são dadas de forma mais ampla e generalizada.

TÓPICO 5 – ESTABELECIMENTO DE RELACIONAMENTO PROFESSOR/ ALUNO
Na visão do entrevistado, o ambiente de convívio no que se refere ao respeito, confiança e na promoção da auto-estima e autoconfiança por parte do aluno é  dado por conhecer sucintamente a história de vida de cada aluno, o modo pessoal, a empatia. Durante a entrevista, contou a história de uma aluna com problemas pessoais sérios e  que no grau A foi avaliada com 0,1 e estava prestes  a desistir do curso. Conversaram e então o docente pode contextualizar melhor o sentido da aluna naquela universidade e o quanto poderia mudar sua vida a partir de escolhas. No grau B, que é a segunda avaliação do semestre, a mesma aluna tirou nota 10 e agradeceu-lhe intensamente pelo conselho. Esse tópico poder considerado o que mais se distancia entre os tipos de ensino. O relacionamento interpessoal amplia possibilidades de aprendizagem e possibilita muitas vezes a mudança ou recuperação do aluno, o que acredita não ocorrer do mesmo modo no EaD.

TÓPICO 6 – CANAIS DE COMUNICAÇÃO "NEGOCIAÇÃO, PARTICIPAÇÃO E CONSTRUÇÃO "

Acredita que a negociação e a construção das práticas em aula são semelhantes em todas as modalidades de ensino, principalmente na rigidez na negociação de datas estabelecidas. A participação em aula em seminários ou em chats na Internet por vezes podem ser semelhantes para avaliação.

TÓPICO 7 – POTENCIALIZAÇÃO DA AUTONOMIA DOS ALUNOS

Segundo a opinião do entrevistado, se por um lado a afetividade se evidencia mais no ensino Presencial, por outro lado a autonomia dos alunos é característica determindande em EaD. O estímulo a busca por informações em meios alternativos, como a Internet, o audio-visual, as imagens, o Second-Life, fazem parte do meio de aprendizagem virtual. Alunos de um lado do monitor, professores de outro e ambos podem estar em diversos locais. A busca pelo conteúdo abordado nas aulas em EaD ultrapassa o espaço virtual de aula e traz para ela elementos distintos, de acordo com a motivação e autonomia individual de alunos e professores.

TÓPICO 8 – AVALIAÇÃO (CAPACIDADES, ESFORÇOS, COMPETÊNCIAS, PROCESSOS)
Corroborando com a fala do docente no tópico 3, referente ao Estabelecimento de Metas, ele acredita que a avaliação na prática Presencial é mais completa do que no EaD no que se refere aos esforços, competências e processos. No Presencial pode-se aliar diversos conhecimentos intrínsecos, profundos, internos, demostrados pelos alunos através de gestos, expressões corporais e interaçãoes entre os alunos, aos conhecimentos extrínsecos, mostrados nas apresentações de trabalhos e provas. No EaD, a dinâmica de avaliações está restrita a formatos textuais. Ao longo do semestre, o docente diz que pode mudar o ritmo da aula conforme seus interlocutores evoluem junto ao conteúdo, enquanto no EaD esse processo é contínuo.

TÓPICO 9 – O PRODUTO DO ENSINO (PRESENCIAL E EaD)
O produto do ensino Presencial e EaD são diferentes diante da crença do entrevistado, visto que, no Presencial existe o “calor” das relações, no EaD o processo tende a ser “frio”. No presencial há uma interação constante entre os próprios alunos, e entre alunos e professores, onde cada indivíduo acrescenta em sua exposição. Existe a expressão corporal, a personalidade que está expressa em cada atitude.  Mesmo quando os alunos estão cansados, com problemas no trabalho ou de ordem pessoal, essa também é uma riqueza de informação. O aluno presencial pode ter a oportunidade de ampliar sua rede de contatos pessoais entre colegas, os quais conversa pessoalmente nos intervalos, realiza trabalhos em grupo. A presença do indivíduo multiplica as possibilidades de motivação e torna os alunos que estão comprometidos mais eficientes.
por Christine Hörbe

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