segunda-feira, 1 de agosto de 2011

4.3 As Práticas de Ensino Aprendizagem – 100% EaD Nesse capítulo serão apresentadas as análises feitas com os 2 professores entrevistados na segunda Unidade de Análise, referete a modalidade 100% EaD. Sendo assim, a Tabela 2 apresenta a compilação das respostas de ambos. Em seguida discorre-se sobre cada um dos nove tópicos, no sentido de apresentar uma análise comparativa entre as respostas de cada e também com o objetivo de iniciar algumas conclusões evidenciadas sobre os tópicos abordados nessa modalidade.

TÓPICO 1 – PLANEJAMENTO
Houve divergência entre os respondentes. Isso pois, um dos entrevistados acredita que a prática de planejamento no EaD diverge do presencial em função de que no EaD a responsabilidade do planejamento é do professor autor e no presencial é do próprio professor que vai executar a disciplina. Já o outro entrevistado aponta que na sua visão essa prática é igual em ambas as modalidades, pois, apesar da disciplina ser organizada pelo professor autor, esse desenvolvimento busca alinhar os mesmos aspectos que são abordados no EaD.
A partir disso evidencia-se que, enquanto o primeiro entrevistado teve o entendimento da prática de planejamento como uma ação realizada por sujeitos diferentes (professor autor – responsável pelo desenvolvimento do conteúdo da disciplina, e professor tutor – responsável pela aplicação e interação com os alunos durante o andamento da disciplina) e julgou a partir desse critério para caracterizá-las como diferentes, o segundo entrevistado teve outra perspectiva de análise e julgamento na sua criterização. O segundo entrevistado levou em conta a lógica relacionada aos conteúdos e competências abordados na disciplina, enquadrando que em ambas as modalidades a prática do planejamento é igual.

TÓPICO 2 - SUPORTE AO ALUNO (SABER, CONHECER, INTERESSE EM FAZER)
Diferentemente do tópico 1, quando questionados sobre a prática de suporte ao aluno (saber, conhecer e interesse em fazer) ocorreu convergência entre os respondentes. Ambos os entrevistados apontaram que essa prática ocorre de modo diferente entre a modalidade EaD e a presencial. O primeiro professor apontou que no EaD existe maior possibilidade interação (professor-alunos e alunos-alunos) através de ferramentas que explicitam melhor essas questões de suporte ao aluno. Nesse mesmo sentido, o segundo entrevistado apontou que essa divergência entre essa prática ocorre em virtude de que no EaD o suporte ao aluno acontece de modo atemporal e contínuo e através do diálogo ao longo dos módulos propostos. Sendo assim, o aluno possui diferentes maneira de interação com o professor: fórum, chat, email e etc, que não se observa na modalidade presencial.
Observa-se a partir da convergência entre as respostas dos entrevistados no sentido de apontar diferença entre a prática de suporte ao aluno, que a modalidade EaD possui algumas vantagens em relação a presencial nessa prática. Isso, pois ela proporciona um número maior de ferramentas de suporte ao aluno no que se refere a fazer ele saber, entender e se interessar pela disciplina. Atrelado a isso, sua possibilidade de suporte atemporal proporciona um retorno mais rápido e direcionado as questões específicas do aluno sem expor necessariamente ao grande grupo, como acontece em alguns casos na modalidade presencial.

TÓPICO 3 – ESTABELECIMENTO DE METAS
Ocorreu divergência entre a classificação dos respondentes. O primeiro entrevistado apontou que existe similaridade entre ambas as modalidades, pois existe pequena diferença visto que no presencial essa prática ocorre geralmente em um momento específico e no EaD ela ocorre durante a disciplina em todos os inícios dos módulos. Já o segundo acredita que essa prática é igual na medida em que o objetivo é a busca pelo alcance de determinada competência e, para isso, as tarefas são trabalhadas de acordo com as competências a que a disciplina se propõe a desenvolver no aluno, independente da modalidade.
Novamente percebe-se que os dois professores tiveram como perspectiva nas suas respostas sobre essa prática, diferentes unidades de análise, visto que o primeiro abordou questões relacionadas com o meio pelo qual o estabelecimento de metas ocorre, e o segundo relatou sobre o objetivo foco da pratica, acreditando que nessa perspectiva em mas as modalidades são iguais.

TÓPICO 4 – AJUDAS ADEQUADAS FRENTE OBSTÁCULOS
Os entrevistados convergiram em suas respostas. Ambos acreditam que o processo de ajuda aos alunos frente os obstáculos nos quais eles se deparam se difere entre a modalidade presencial e EaD. Ambos os professores concordam nessa diferença apontando que o EaD possui maior velocidade em termos de resposta às duvidas dos alunos, bem como possui um atendimento mais personalizado e individualizado.
Acredita-se que a convergência dos entrevistados ocorreu visto que a modalidade EaD possui uma plataforma, que é intrínseca a modalidade, que possibilita trabalhar no sentido de respostas mais direcionadas e individualizadas aos alunos. Enquanto que o presencial pode inibir aquele aluno mais receoso de se expor frente o grande grupo na sala de aula.

TÓPICO 5 – ESTABELECIMENTO DE RELACIONAMENTO PROFESSOR/ ALUNO
Ambos os professores concordaram que existe diferença no estabelecimento de relacionamento professor/aluno. Para justificar essa divergência apontaram que diferentemente do presencial, no EaD o ambiente é estabelecido a partir da interação nas diferentes ferramentas disponíveis, sempre em busca a proximidade e com a possibilidade de relações mais individualizadas.
Acredita-se que essa convergência em apontar que essa prática possui diferença na modalidade presencial e EaD, pois o EaD proporciona um número maior relacionamento e interações entre o aluno e o professor, bem como entre os próprios alunos, fazendo com que essa relação ocorra informalmente e flua melhor.

TÓPICO 6 – CANAIS DE COMUNICAÇÃO "NEGOCIAÇÃO, PARTICIPAÇÃO E CONSTRUÇÃO "
Enquanto um dos professores apontou similaridade, outro destacou a diferença nessa prática entre as duas modalidades. O primeiro entrevistado justifica sua classificação relatando que no seu ponto de vista, as pequenas diferenças são os meios pelos quais essa prática. No EaD, por exemplo, existem os chats e os fóruns, mas no geral ambas as modalidades isso é similar. O Segundo professor pontua que essa prática diverge entre as modalidades, pois no EaD os canais de comunicação são todos virtuais e a maioria assíncrono. A única atividade síncrona é o chat de dúvidas, que é pouco utilizado pelos alunos.
Percebe-se que na visão dos professores essa prática não é igual em função da possibilidade que a modalidade EaD proporciona em termos de variedade de meios para essa prática ocorrer, enquanto que na modalidade presencial isso não ocorre.

TÓPICO 7 – POTENCIALIZAÇÃO DA AUTONOMIA DOS ALUNOS
Encontrou-se divergência entre as respostas dos entrevistados. Enquanto o primeiro acredita que essa prática é diferente, o segundo visualiza ela como similar. Na contextualização da classificação do primeiro é destacado que o EaD potencializa muito mais a autonomia do aluno em função da de características intrínsecas da modalidade. Já o segundo aponta que no EaD existem algumas ferramentas que podem potencializar isso, diferentemente do presencial que é mais ‘estanque’.
Nota-se que a divergência entre os professores aparece pois o primeiro enfatiza a diferença entre as modalidades já o segundo apenas indica que a parte das ferramentas e lógicas do EaD são mais propicias a ocorrer essa prática.

TÓPICO 8 – AVALIAÇÃO (CAPACIDADES, ESFORÇOS, COMPETÊNCIAS, PROCESSOS)
Novamente os respondentes divergem em suas opiniões a respeito dessa prática. Enquanto um aponta que elas são diferentes, o outro acredita que são similares. O primeiro coloca que são diferentes, pois no EaD a avaliação da disciplina já vem praticamente estruturada pelo professor autor, enquanto que no presencial quem desenvolve o planejamento é o mesmo professor que executa a disciplina. O segundo indica que se buscam avaliar as mesas competências no EaD e no presencial, variando apenas detalhes da avaliação no que se refere ao que foi trabalhado na disciplina por ser EaD ou presencial.
Nota-se que a diferença das respostas entre os entrevistados aparece visto que eles estão levaram em conta diferentes perspectivas nas suas respostas. Enquanto o primeiro respondeu levando em conta o sujeito que realizada a avaliação, o segundo considera o produto gerado por ela.

TÓPICO 9 – O PRODUTO DO ENSINO (PRESENCIAL E EaD)
Os professores divergem na suas respostas. O primeiro indica que visualiza diferença dessa prática frente as duas modalidades, pois acredita que é nítido que aqueles que se adaptam a modalidade EaD vão muito bem e aqueles que não se adaptam vão muito mal. No presencial esse processo não é tão extremo. O segundo aponta similaridade visto que só divergem em pequenos pontos devido a características de cada modalidade, sendo a troca no presencial  mais fácil, pois é pessoalmente. Porém se o aluno tiver interesse e buscar conhecimento bem como a interação contínua com o professor e os colegas, o produto pode ser igual.
Acredita-se que enquanto o primeiro relata questões de diferença relacionadas a características intrínsecas da modalidade, o segundo aponto questões referentes ao perfil de cada aluno.
Por Márcio Manoel Jr.

Um comentário: