quinta-feira, 16 de junho de 2011

Estrutura do Artigo

A adaptação das Práticas de Ensino Aprendizagem de um ambiente de Ensino Presencial para a Educação a Distância - EaD



Christine Horbe (UNISINOS) chris.horbe@gmail.com
Diego Augusto de Jesus Pacheco (UNISINOS) engdie@gmail.com
Márcio Laênio Manoel Júnior (UNISINOS) mmanoel.jr@gmail.com


ESTRUTURAÇÃO DO ARTIGO

A) Questão de Pesquisa:
Como são adaptadas as Práticas de Ensino Aprendizagem de um ambiente de Ensino Presencial para a Educação a Distância – EaD?
  

RESUMO

Fazer resumo: ultima etapa do trabalho

Palavras-Chave: Práticas de Ensino Aprendizagem, Ensino EaD, Ensino Presencial


    1. Introdução[m1] 

Fazer abertura/introdução do artigo abordando em perspectiva: Ensino Presencial x EaD, Práticas de Ensino Aprendizagem nos dois contextos,
Frente esse contexto, o objetivo deste artigo consiste em verifica como são adaptadas as Estratégias de Práticas Aprendizagem de um ambiente de Ensino Presencial para a Educação a Distância – EaD. Para realizar isso, um estudo de caso foi desenvolvido em uma turma da disciplina de Formação do Profissional do Administrador – FPA em uma turma presencial e uma turma EaD da UNISINOS.

 

2. Fundamentação Teórica

2.1 Ensino Presencial e EaD[m2] 

MAIA, C.; MATTAR, J. ABC da EAD: a educação a distância hoje. São Paulo: Pearson Prentice-Hall, 2008.

2.2 Práticas de Ensino Aprendizagem[m3] 

 

LOWMAN, J. Dominando as técnicas de ensino. São Paulo: Atlas, 2004.
GIL, A.C. Metodologia do Ensino Superior. São Paulo: Atlas, 2005.
KETTERIDGE, S.; MARSHALL, S. A handbook for teaching & learning in higher education. London: Kogan Page, 2000

2.3 Adaptando as Práticas de Ensino Aprendizagem do Ensino Presencial ao EaD[m4] 


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3. Metodologia[m5] 

A metodologia de desenvolvimento do presente trabalho foi conduzida em etapas (ver Figura X). Após a organização da estrutura lógica do projeto no que se refere à escolha de um tema, identificação de um problema e definição de um foco de pesquisa, escolheu-se o escopo do trabalho (questão de pesquisa e objetivos). Uma revisão e análise da literatura sobre o tema foi desenvolvida tendo três objetivos:
b)      Entender os argumentos utilizados pelos principais autores sobre o tema e como eles abordam questões de utilizadas/adaptadas as Estratégias de Ensino Aprendizagem de um ambiente de Ensino Presencial para a Educação a Distância – EaD.
c)      Obter subsídios para analisar, validar e suportar teoricamente o desenvolvimento dos conceitos do trabalho.    
Um estudo de caso foi o método de pesquisa escolhido pelas seguintes razões:
a)      Possibilitar compreender e analisar em maior profundidade os fenômenos (ROESCH, 1999) relacionados com utilização/adaptação das Estratégias de Ensino Aprendizagem de um ambiente de Ensino Presencial para a Educação a Distância – EaD;
b)      Permitir o estudo de um tema contemporâneo e importante para o entendimento e desenvolvimento do tema Estratégias de Ensino e sua aplicação frente dois diferentes contextos de ensino.
O estudo de caso será realizado na Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, entre as maiores universidades privadas do Brasil, com cerca de 27 mil alunos em cursos de graduação, pós-graduação e extensão, nas modalidades presencial e EaD. É mantida pela Associação Antônio Vieira, denominação civil da Província dos Jesuítas do Brasil Meridional, da Companhia de Jesus, a ordem dos jesuítas fundada por Santo Inácio de Loyola em 1540.
Sendo assim, o presente estudo possui duas unidades de análise, sendo uma delas uma turma presencial e outra EaD.

 empresa pertencente à indústria química, localizada no Rio Grande do Sul, cujo estudo de caso volta-se para a produção de tintas imobiliárias, uma das unidades de negócio da Empresa X, assim denominada nesta pesquisa em função da empresa não ter autorizado a divulgação de seu nome. Dentro desta unidade de negócio, foi analisado o produto XYZ, devido a sua representatividade, visto que é um dos produtos mais produzidos na empresa, em grandes lotes.
Para isso: i) coletou-se dados por meio de observações simples, observando de maneira espontânea os fatos que ocorreram; ii) entrevistas em profundidade sustentadas por roteiros e questionários previamente elaborados, com sete colaboradores da empresa (analista de melhoria de processo, gerente industrial, supervisor da produção de tintas imobiliárias, operadores da produção, planejador de produção, funcionários da expedição e almoxarifado; iii) conversas informais com colaboradores de diversas áreas, pelo fato de estarem ligadas de alguma forma ao processo produtivo do produto XYZ.; iv) documentos secundários, como relatórios físicos e eletrônicos fornecidos pela empresa .
A análise de dados foi da presente pesquisa foi realizada a partir do que foi coletado nas observações, entrevistas e o que foi verificado na pesquisa documental e também bibliográfica. Foi possível analisar os dados, interpretá-los e propor sugestões de melhorias com relação ao leiaute e ao processo, tendo em vista a redução de perdas na produção.


Figura XMetodologia de trabalho

4. Apresentação e Análise do Caso

4.1 Apresentação:  As Estratégias de Ensino Aprendizagem na turma Presencial
4.2 Apresentação:  As Estratégias de Ensino Aprendizagem na turma EaD
4.3 Análise

 

5. Considerações Finais

 

Referências

ABDEL-AAL, R.E. & AL-GARNI, Z. Forecasting Monthly Electric Energy Consumption in eastern Saudi Arabia using Univariate Time-Series Analysis. Energy Vol. 22, n.11, p.1059-1069, 1997.
ABRAHAM, B. & LEDOLTER, J. Statistical Methods for Forecasting. New York: John Wiley & Sons, 1983.

 [m1]Márcio
 [m2]Pacheco
 [m3]Pacheco
 [m4]Chris
 [m5]Márcio
 [m6]Trocar a Figura para a lógica da Pesquisa.

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